Tux Typing 2 é um jogo educacional que ensina à criança a técnica básica de digitação e também apresenta desafios para que a mesma pratique de forma sempre divertida. A filosofia básica que rege o uso do Tux Typing 2 é a idéia de que a criança pode, sim, aprender digitação de forma rápida e descontraída. A seguir é apresentada a tela inicial do jogo e suas principais opções:


Figura 01: Tela inicial do jogo

Cascata de Peixes

A opção “Cascata de Peixes” apresenta um modo de jogo onde a criança deve alimentar Tux, o pinguim símbolo do Linux, com peixes. Para tanto, é preciso inicialmente selecionar um grau de dificuldade do jogo, na tela apresentada a seguir:


Figura 02: Seleção do nível de dificuldade do modo “Cascata de Peixes”

Após selecionar o nível de dificuldades, deve-se escolher  o tipo de elemento a ser digitado, de acordo com o menu apresentado na tela a seguir:


Figura 03: Seleção do tipo de elemento a ser digitado no modo “Cascata de Peixes”.

Após a seleção do tipo de elemento, é apresentada a tela do jogo propriamente dito, com Tux ao centro e peixes que apresentam os elementos a serem digitados (ver Figura 4). Na parte superior da tela encontram-se o nível e o estágio do jogo, à esquerda; o número de vidas do jogo, ao centro; e a quantidade total de peixes comidos pelo jogador, à direita.


Figura 04: Seleção do tipo de elemento a ser digitado no modo “Cascata de Peixes”.

O jogador deve digitar os respectivos elementos presentes nos peixes que caem. À medida que cada letra do elemento é digitada, a mesma é marcada com a cor vermelha no respectivo peixe. Ao se digitar todos os elementos necessários, Tux comerá os referidos peixes assim que os mesmos se aproximarem do chão. À media que os peixes forem comidos, o jogo passa a novos níveis, apresentando peixes com velocidade de queda maiores. O jogador perderá uma vida no jogo para cada sequência de peixes que deixar a tela sem ter seus elementos corretamente digitados e, conseuqnetmente, não comidos por Tux. O jogo acaba quando o numero de vidas chegar a zero.

Destrutor de Cometas

A opção “Destrutor de Cometas” apresenta um modo de jogo onde a criança deve ajudar Tux a destruir cometas que ameaçam as construções de uma cidade espacial. É necessário, inicialmente, selecionar o nível de habilidade do jogador (Figura 5) – e, consequentemente, o nível de dificuldade do jogo –, onde “Cadete espacial” representa o nível de dificuldade do jogo mais fácil e “Comandante”, o mais difícil.


Figura 05: Seleção do nível de habilidade do modo “Destrutor de Cometas”.

Após escolher o nível de dificuldade do jogo, é apresentada a tela do jogo propriamente dito, com as construções da cidade na parte inferior da tela e tux ao seu centro. Já na parte superior da tela encontram-se o estágio do jogo, à esquerda e a pontuação total, à direita, conforme a figura abaixo:


Figura 06: Exemplo de estágio do modo “Destrutor de Cometas”.

Uma vez começado o jogo, deve-se digitar cada um dos elementos presentes em cada cometa. À medida que cada elemento é digitado, Tux dispara um raio laser contra o respectivo cometa. Caso o mesmo não seja acertado, o cometa pode atingir a construção, destruindo seu campo de força protetor.Um segundo impacto direto na construção, já sem seu campo de força, a destruirá. Á medida que os cometas são destruídos, o jogador atingirá novos estágios, mais difíceis devido à maior quantidade e velocidade dos cometas. O jogo continua até que todas as construções da cidade estejam destruídas.

Praticar

A opção “Praticar” apresenta lições simples, que permitem ao jogador aprender a técnica básica de digitação, aprimorando sua capacidade de jogo. Nesta opção, são apresentadas na tela letras e os respectivos dedos – mostrados nas mãos de Tux –, que devem ser utilizados para sua digitação, como na figura abaixo:


Figura 07: Exemplo do modo “Praticar”.

Após a digitação de cada letra, uma nova é apresentada com o respectivo dedo a ser utilizado. Para sair deste modo de jogo, é necessário pressionar a tecla <esc> do teclado.