Lição 04: Gravação de um projeto


Após a criação de um projeto no Squeak Etoys, é sempre interessante que o mesmo seja gravado para utilização da própria criança ou posteriormente por outros usuários. É importante notar também que um projeto gravado poderá sofrer modificações posteriores, auxiliando e otimizando o processo de criação e servindo de base para muitos outros fins. Seguem abaixo as instruções que apresentam o processo de gravação de um projeto:

Passo 1: clique sobre o botão no menu superior. Surgirá a barra de opções.

Passo 2: clique sobre o botão na barra de opções. Surgirá uma caixa solicitando informações sobre o projeto a ser gravado, como no exemplo a seguir:


Passo 3: preencha o campo Nome, que é obrigatório, e os demais opcionais julgados necessários. Clique sobre o botão . Surgirá, então, uma nova tela solicitando o local onde o projeto será gravado, como mostrado a seguir:


Passo 4: clique sobre , que é o local onde geralmente são gravados os projetos, e depois clique sobre . O projeto será, então, gravado, ficando pronto para ser aberto por outros usuários ou posteriormente modificado.