Lição 05: Abertura de um projeto


Como dito anteriormente, um projeto gravado no Squeak Etoys pode ser aberto pela própria criança ou por outros usuários, podendo ser utilizado normalmente ou modificado posteriormente para fins específicos.

Seguem abaixo as instruções que apresentam o processo de abertura de um projeto previamente gravado:

Passo 1: clique sobre o botão no menu superior. Surgirá a barra de opções.

Passo 2: clique sobre o botão na barra de opções. Surgirá uma caixa solicitando a seleção do local onde o projeto encontra-se gravado, como apresentado a seguir:


Passo 3: na tela anterior, clique sobre , que, como dito anteriormente, é o local onde geralmente devem ser gravados os projetos. No lado direito da caixa serão, então, exibidos todos os projetos previamente gravados.

Passo 4: ainda na tela anterior, clique sobre o projeto a ser aberto e, então, clique sobre . O projeto será aberto, estando pronto para ser utilizado normalmente ou modificado.


Considerações Finais

É importante novamente salientar que este trabalho visou apresentar somente os recursos básicos do ambiente Squeak Etoys. Note-se, porém, que a partir do uso de recurso e ferramentas simples, é permitida inclusive a criação de aplicações multimídia bastante complexas.

Sendo assim, o real objetivo deste trabalho é ser um primeiro contato com este poderoso ambiente de criação, o Squeak Etoys, servindo de base para posteriores aprofundamentos. Busca-se, desta forma, difundir técnicas específicas e disseminar o uso do Squeak Etoys, possibilitando a geração de novas aplicações, sempre inovadoras.