Correio Eletrônico como Mídia de Educação

Com o correio eletrônico, é possível organizar um curso de EAD completo, desde a inscrição dos alunos até o recebimento de atividades e disponibilização de conteúdos. Uma ferramenta derivada do correio eletrônico é a lista de discussão, que será objeto de estudo da próxima etapa. O correio eletrônico pode ser utilizado de diversas formas:

  • Elaboração de textos: o professor pode acompanhar a construção de um texto através do e-mail. Todas as versões dos textos (com as devidas correções) ficam armazenadas, podendo ser utilizado como histórico.

  • O professor pode encaminhar por e-mail a todos os alunos um texto para leitura e análise prévias. A partir deste texto, é proposta uma discussão sobre um (ou mais) tema(s) baseado(s) no texto. No caso da EAD, pode-se utilizar o fórum de discussão ou chat como ferramenta de interatividade para a discussão do texto.

  • Canal de comunicação entre alunos e professores, de forma individualizada ou em grupo, podendo ser utilizada para marcar reuniões, esclarecer dúvidas, trocar mensagens.

  • Podem-se imprimir os textos anexados e mensagens enviadas, formando assim um portfólio com os e-mails relevantes.

  • Criar uma lista de discussão para a turma.

No artigo Como utilizar a Internet na educação de José Manoel Moran (Disponível aqui), há um relato e análise de experiências pessoais e institucionais do autor que utilizam a Internet na educação presencial como pesquisa, apoio ao ensino e como comunicação. Vale a pena conferir!


Voltar

Material original de Mídias na Educação -
http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod82673/etapa1/leituras/correio/midia_educacao.htm

MORAN, J. M. Como utilizar a Internet na educação. Disponível em: http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod82673/etapa1/leituras/correio/ce%20-%20artigo%20moran.pdf