O que você costuma comer no café da manhã?

Esta é uma atividade interessante, quando estamos trabalhando com hábitos alimentares, por exemplo. Podemos solicitar que os alunos a que escrevemos, além de responderem a questão sobre o que comem e tomam no café da manhá, informem também o sexo e a idade.

Os dados retornados podem ser transferidos para uma tabela comum a todos os alunos, com as seguintes colunas:

ALUNO
O QUE COME
O QUE BEBE
IDADE
SEXO
CIDADE
ESTADO

A partir das informações recebidas, é possível comparar os dados, quantificá-los, representá-los em gráficos, levantar alguns questionamentos como, por exemplo, crianças da região sul e da região norte têm o mesmo tipo de alimentação no café da manhã? Meninos e meninas comem alimentos diferentes? Crianças e adolescentes têm café da manhã semelhante? Os dados recebidos poderão ajudar a responder estas questões.

Ao mesmo tempo em que os dados são coletados e tabulados, os conteúdos das áreas de ciências, matemática, geografia e história podem ser trabalhados: hábitos diferenciados em função de regiões geográficas, tipos de alimento, hábitos culturais, etc... Da mesma forma, podem ser adicionados outros materiais de apoio como mapas virtuais, mapas de parede, vídeos, etc... Salientamos que nas diferentes regiões do Brasil os hábitos alimentares são condicionados também pelas condições sócio-econômicas das diferentes famílias que compõem a comunidade. Daí, a importância do professor trabalhar estes aspectos e as possíveis diferenças encontradas. É interessante inclusive comparar se as crianças tomam a refeição matinal em casa ou na escola, antes do início das aulas e se a escola se preocupa com os hábitos alimentares de seus alunos.


Voltar