Ações na Escola

A- A+

Agora que vocês já optaram pelo tipo de ação que gostariam de desenvolver com seus alunos, vamos iniciar o planejamento desta ação para depois colocá-la em prática?


Lembrem que a intenção que sustenta essa atividade é o desenvolvimento de experiências e evidências que podem ajudar a balizar a elaboração do plano estratégico que resultará na construção do ProGITec, de sua escola.


Portanto, nesta etapa final do módulo 3, o planejamento e a implementação de ações pedagógicas com os alunos na escola, usando  os recursos do laptop e da web 2.0, aliados a  estratégias que provoquem  a necessidade de buscar  soluções compartilhadas, tem um papel muito importante na direção da inovação. Aliar-se a colegas da escola, para planejamentos e trabalhos conjuntos pode ser excelente. Vocês podem combinar e juntar horários, dividir o trabalho de mediação dos grupos de alunos e, principalmente, discutir os dados e acontecimentos que forem surgindo para fazerem, continuamente, o reajuste dos trabalhos. Esses reajustes são, por exemplo, desafiar os alunos com questões que abrem novas janelas de aprendizagem, oferecer sugestões e informações que podem desbloquear o ato de aprender, assim como introduzir novos elementos para que a aprendizagem dos componentes do grupo alcance patamares mais elevados.


Nesta etapa, vocês terão um formador como parceiro. Com ele, vocês poderão combinar quais serão os meios e estratégias que usarão para que a troca de informações entre vocês seja rápida e produtiva: um fórum no ambiente e-proinfo, lista de discussão, mail, blog, wiki, registro em diário ou a forma que for mais acessível, tendo em vista as condições presentes.

Para ajudar no planejamento da ação selecionada, apresentamos alguns aspectos fundamentais, que devem ser levados em conta, para que as condições de partida oportunizem o êxito do desenvolvimento da proposta:

  • Minha turma: Com que série vou trabalhar? Que idades eles têm? Quantos são? Que características a turma apresenta que podem ser facilitadoras ou restritoras do trabalho a ser desenvolvido?

  • Parceiros: Tenho colegas de turma que poderiam ser meus parceiros? Como apresentar a proposta para que eles fiquem entusiasmados e aceitem? Como vamos trabalhar juntos? Que estratégias vamos usar para trabalharmos juntos com o nosso formador?

  • Minhas condições: Quanto tempo posso dispor para essa experiência? Tenho tempo para ler e participar de reuniões de planejamento, sejam elas virtuais ou presenciais? Posso solicitar um tempo de estudo para a equipe gestora? Com que tipo de equipamentos e recursos posso contar? Posso trabalhar em casa?

  • Condições da escola: Posso trabalhar com os alunos em diferentes espaços da escola, utilizando-os ao mesmo tempo, se necessário (um grupo no pátio, outro na sala, outro vendo um filme..)? Tenho condições de sair com os alunos para atividades fora do espaço físico da escola (museu, cinema, praça, casas do bairro ...) ? Com que espaços físicos posso contar? Quais os equipamentos e recursos tecnológicos que a escola oferece e que posso associar ao trabalho com laptop?

  • Condições dos alunos: A que outros equipamentos os alunos têm acesso e podem ajudar no trabalho? Os pais atendem às solicitações e os autorizariam a sairem da escola comigo e colegas? Os alunos são habituados a utilizar a Internet? O que fazem?

 

Ao longo do planejamento e execução da ação, é fundamental que você seja um companheiro do trabalho dos alunos:

  • desafiando,  orientando e reajustando  os processos desenvolvidos com e por eles;

  • identificando, durante as práticas pedagógicas,  os aspectos facilitadores e restritores  dos processos desenvolvidos;

  • analisando e socializando os resultados promissores;

  • buscando soluções compartilhadas para as dificuldades.

  •  

    Isso significa que, durante todo o trajeto, é essencial o registro dos fatos em um diário. Cabe a vocês e seus formadores decidirem qual é a melhor forma de fazerem esse registro. Da mesma maneira, cabe aos grupos a decisão de como distribuir as 35h previstas para planejar, executar e socializar os resultados com os colegas que fazem parte do Piloto UCA, na sua região.

    Desejamos a todos um bom trabalho!!