Atividade II: Questionamentos no cotidiano da sala de aula |
Agora que vocês já entraram em contato com diferentes tipos de perguntas formuladas por professores; acompanharam o relato de uma professora desafiando seus alunos a colocarem à prova suas hipóteses e suas crenças, leram alguns pressupostos teóricos que consideram o ato de perguntar fecundo para o desencadeamento ou continuidade dos processos de aprendizagem, gostaríamos de ouvi-los. Para isso, realizem o solicitado abaixo.
Usem o editor de texto(KWord) para relatar o cotidiano de suas salas de aula, no que diz respeito ao uso de questionamentos.
Ao escrever pense:
-
na frequência do uso de perguntas no dia-a-dia da sala de aula;
-
nas categorias de perguntas com as quais você se identificou;
-
em exemplos de ações em que acha interessante usar este tipo de abordagem;
-
em situações em que os conhecimentos prévios de seus alunos puderam vir à tona e/ou interferiram no entendimento de algum conteúdo;
-
na possibilidade de usar este tipo de abordagem em sua escola.
Salve o texto e publique em seu portfólio, deixando-o disponível para o acervo do curso.
Ao inserir o arquivo em seu portfólio, classifique-o como sendo para o Curso (e não pessoal) , no título coloque Atividade II e na descrição escreva Atividade 2 do módulo 3. Libere para publicação e disponibilize o envio de comentários.