início > temática 01 > arquivos e pastas

Agora, convidamos você cursista a se familiarizar com o Konqueror, acessando os tutoriais (Clique aqui). Perceba, principalmente, as dicas para utilização desta ferramenta.

Antes de prosseguir com as leituras e atividades deste tema, procure conhecer mais sobre o conceito de usuário, no Linux, através do texto Criando e gerenciando usuários no GNU/Linux. Este conceito é fundamental para entendermos a atividade da próxima página e o conceito de Permissões de Arquivo.

Criando e Gerenciando Usuários no GNU/Linux

 

Emerson Alecrim

Introdução

Uma das coisas que torna seguro o sistema operacional GNU/Linux (na verdade, qualquer sistema baseado no Unix), é a sua exigência de que cada coisa tenha dono e permissões de uso. Assim, para que seja possível restringir ou permitir o acesso e o uso de determinados recursos a uma ou mais pessoas, é necessário que cada uma tenha um usuário devidamente criado no sistema operacional. Mas, como criar usuários no Linux? Como alterar as características desses usuários? Como bloquear ou mesmo eliminar um usuário do sistema? É isso que você verá nas próximas linhas.

Por que criar usuários no GNU/Linux?

Criar uma conta para cada usuário no sistema operacional não serve apenas para restringir ou permitir o acesso aos recursos oferecidos, mas também para respeitar o espaço que cada pessoa tem. Com uma conta, uma pessoa poderá ter os seus próprios diretórios, personalizar o seu desktop1, ter atalhos e configurações para os seus programas preferidos, entre outros. Além disso, mesmo que o computador onde o GNU/Linux está instalado seja usado apenas por uma pessoa, é recomendável criar um usuário próprio para ela. Mas, por qual motivo, se o sistema já conta com um usuário nativo, o root? O usuário root é o que "manda" no sistema, pois ele tem poderes de administrador, o que significa que ele tem acesso a todos os recursos do sistema operacional. Usá-lo no dia-a-dia não é recomendável, pois se o computador for tomado por outra pessoa ou se o próprio usuário fizer alguma coisa errada, o sistema operacional poderá ser seriamente comprometido.
Respondendo a pergunta desse tópico com base nisso, a resposta é muito simples: deve-se criar usuários no GNU/Linux meramente para permitir a sua utilização por cada pessoa.

Parágrafos extraídos do texto disponível no endereço
http://www.infowester.com/usuarioslinux.php (Acessado em 27/01/2010)

Nota: Desktop é uma denominação para o computador pessoal de mesa

Módulo para ser visualizado com o Firefox