início > temática 03 > pacote educacional

Olá, cursista! Dando prosseguimento em nosso percurso de conhecer os potenciais do laptop do Projeto UCA, iremos começar agora a conhecer alguns portais e ferramentas educacionais que nos darão acesso a recursos que poderão ser utilizados no processo de criação de materiais didáticos ou em atividades práticas educacionais.

Começaremos conhecendo os portais do Domínio Público, Portal do Professor e TV Escola, que possuem textos e recursos multimídia que poderão ser utilizados em suas aulas. Você já havia ouvido falar em algum destes portais? Todos eles foram criados a partir de iniciativas do MEC, buscando dar acesso aos educadores e educandos, a espaços e recursos multimídia desenvolvidos e compartilhados com todos. Dentro destes portais haverá também o Portal do Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE). Este portal permite acessar diversos conteúdos digitais desenvolvidos na forma de Objetos Educacionais e está integrado ao Portal do Professor. Um Objeto Educacional é definido, segundo o Learning Objects Metadata Workgroup, como sendo "qualquer entidade, digital ou não digital, que possa ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado suportado por tecnologias".

Também discutiremos sobre os softwares educacionais presentes no laptop do projeto UCA, a saber, o Tux Math, Tux Paint, Typing, Squeak/Etoys e o Logo. Estes dois últimos são linguagens de programação que podem ser utilizados para criação de Objetos Educacionais ou em práticas de programação que poderão ser desenvolvidas pelos cursistas, dentro de uma perspectiva Construcionista proposto por Seymour Papert.

Seymor Papert: O Construcionismo - clique aqui para abrir

Para dar continuidade às aulas, clique em Temática 3 e escolha outro tópico.

Módulo para ser visualizado com o Firefox