início > temática 01 > KPresenter

Há vinte anos era comum se fazer apresentações em público usando transparências (no inglês, slides) projetadas através de um Retroprojetor. Elas poderiam ser criadas em um computador e impressas num papel transparente especial que fixava a tinta de forma similar ao papel comum. Com o passar dos anos, começou-se a usar programas que permitiam a criação e exibição destas transparências nos próprios computadores, que estariam ligados  em um equipamento chamado Projetor Multimídia (Clique aqui). Esta forma de trabalhar com apresentações evoluiu e hoje podemos criar verdadeiras obras multimídias (texto, som e vídeo) utilizando os Editores de Apresentações Digitais. Esta evolução das apresentações digitais permitiu que fossem criados slides animados ou estáticos. No primeiro caso o slide possuiria animações em seu corpo, no segundo, não.

As apresentações digitais permitem inserir efeitos no processo de passagem de uma transparência para outra. O efeito utilizado entre o desaparecimento de um slide e o aparecimento de outro é chamado Transição.

Como exemplo de editores de apresentações digitais são o Microsoft Powerpoint, o brOffice.org Impress e o KPresenter, presente no pacote KOffice.

Dica

Quando estiver criando uma apresentação digital, é importante ter cuidado com o volume de textos e animações que são inseridas nesta, pois poderão atrapalhar o entendimento dos assuntos e conceitos trabalhados nas transparências.

Módulo para ser visualizado com o Firefox