Conhecendo um pouco a TV Escola
Agora que você já sabe alguma coisa sobre o tema que vamos estudar, convidamos-o a compreender um pouco mais sobre essa valorosa proposta educacional.
Você descobriu através da pesquisa (estamos pensando que sim), que a TV Escola é um canal de televisão do Ministério da Educação sobre educação e para a educação. Capacita, aperfeiçoa e atualiza educadores da rede pública desde 1996. Disponibiliza 24 horas diárias séries e documentários que vêm a contribuir com a valorização e capacitação do profissional, além de disponibilizar de programação rica em vídeos educativos que, quando bem acompanhados e explorados, facilitam a compreensão do assunto estudado enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade do ensino.
Vejamos, a TV Escola com o objetivo de oferecer recursos para contextualizar o conhecimento teórico desenvolvido em sala de aula, articulando assim teoria e prática, disponibiliza vídeos abrangendo todas as áreas de conhecimento e todas as faixas do ensino regular possibilitando a dinamização das atividades de sala de aula, preparação de atividades extraclasse, e revitalização da biblioteca.
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Observação
Mas, não é só isso, a proposta da TV Escola vai além dos muros escolares, pois sugere a utilização dos vídeos para aproximação escola-comunidade.
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Lembre-se que a TV Escola também possibilita seu desenvolvimento profissional (gestores e docentes) com cursos de capacitação, formação continuada e valorização profissional.
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Dúvida
Mas como utilizar desse recurso?
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O bom trabalho em educação requer planejamento, coletividade no trabalho, interdisciplinaridade, contextualização e fazer acontecer. Para a utilização dos vídeos da TV Escola, esse planejamento se intensifica.
Sugerimos aqui algumas etapas para execução desse recurso, como:
1. Assistir aos vídeos que considera pertinentes ao conteúdo estudado e selecionar o que mais se adequa aos seus objetivos;
2. Compartilhar com os outros colegas (interdisciplinaridade). Em um trabalho coletivo, analisam a possibilidade de utilizar o mesmo vídeo nas várias áreas de conhecimento;
3. Despertar a curiosidade de todos os evolvidos incentivando-os a aderir ao projeto. O projeto não deve ser da escola - professores e sim dos estudantes também. Estudantes precisam sentir-se parte integrante e atuante deste projeto;
4. Apresentar o vídeo aos interessados com os vários olhares (interdisciplinaridade), Se possível, vivenciar o tema abordado levando-os a lugares que permitem essa vivência;
5. Socializar esse conhecimento através de vivência;
6. Estudante deixa de ser passivo para ser ativo nesse processo.
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Para Saber Mais
Na página Domínio Público você poderá saber mais sobre a utilização dos vídeos.
www.dominiopublico.gov.br/
Lembre-se de selecionar o tipo de mídia e categoria, escolher o vídeo e fazer download para assistir.
Para este momento, sugerimos o vídeo Acaraú, CE:- Liceu de Aracaú.
Para acessar material do Domínio Público ver instruções na aba temática 3 Domínio Público.
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