Desafios Matemáticos

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Desde o Ábaco ou a Pascalina, máquina de somar elaborada por Blaise Pascal em 1642, utilizamos instrumentos que nos ajudam a calcular e a processar padrões. Assim, nada mais natural do que usarmos também o computador e a internet como potenciais facilitadores da aprendizagem, nesta área.
O uso de Desafios Matemáticos ajuda a despertar a curiosidade dos alunos, a abrir espaço para a elaboração de estratégias, para experiências de reconhecimento de padrões, além de correlacionar diferentes saberes sem exigir, necessariamente, uma grande carga de erudição ou de memorização. Estes desafios também nos ajudam a demonstrar e entender as relações entre o pensamento matemático intuitivo e os conhecimentos formais, potencializando a abordagem e desenvolvimento de ideias matemáticas.
Portanto, os desafios matemáticos, elaborados com objetos digitais interativos, facilitam o reconhecimento de invariâncias, das propriedades dos objetos examinados, o entendimento do que são relacionamentos funcionais e dão visibilidade aos acertos e aos erros, funcionando como coadjuvantes na elaboração de novas estratégias de resolução, algumas vezes não contempladas pela representação estática (fotos, desenhos). 
Os objetos aqui apresentados são exemplos de desafios matemáticos concebidos para favorecerem a exploração lúdica de alguns conceitos desta área e a construção de conhecimento pela interação com a mídia digital.

 

Para acessar um objeto, clique em sua imagem.

 

O professor Teo Oremas vai limpar o aquário e para isso precisou esvaziá-lo. Como ajudar o professor a encher o aquário novamente, se há duas torneiras e cada uma enche o aquário em um tempo diferente? Você escolhe o tempo necessário para encher o aquário, mas cuidado para não transbordar e desperdiçar água.

Como preparar  um suco instantâneo, mantendo-se a proporção sugerida na receita apresentada? 

Como fotografar o momento exato em que três pássaros se encontram no ninho simultaneamente? Só sabemos que os pássaros visitam o ninho em intervalos específicos de tempo e que “o fotógrafo” não pode ser visto.

 

 

 

Que relação você pode observar entre as medidas dos ângulos do triângulo, enquanto movemos o vértice A?

Clique sobre o ponto A do vértice do triângulo e arraste.

 

 

 

Que relação podemos observar entre a medida do ângulo externo do vértice C e as medidas dos ângulos internos não adjacentes a ele?

Escolha um dos vértices do triângulo.
Clique sobre o ponto e mova o vértice escolhido.

 

 


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Quem é mais rápido? Mude a direção dos personagens, clicando sobre eles. Faça variar o ponto de largada de cada um, arrastando suas imagens ao longo da trilha. Depois, clique no botão preto e quadrado, para que o computador registre sua escolha. Agora, clique no botão play (seta preta). O que os dados do gráfico mostram? Como fazer para que os dois cheguem juntos, mesmo que cada um deles comece em um ponto de partida diferente? Faça variar as velocidades dos atletas, aumentando o tamanho de suas passadas com as setas azuis. O que você observa no gráfico à medida que faz estas variações? O que você observou foi o que você havia previsto?


Que tal vermos uma proposta de Desafio Matemático elaborada com o programa K turtle, instalado nos laptops do Projeto UCA?

Clique aqui para ver.