Referências

A- A+

 

link_externo

ALVES, R., A Alegria de Ensinar. Ars Poética Editora Ltda, 1994
Disponível em:http://www.scribd.com/doc/6994779/Rubem-Alves-A-Alegria-de-Ensinar. Acesso: Nov. de 2009.


BERBEL, N. N.: “A problematização e a Aprendizagem baseada em problemas:diferentes termos ou diferentes caminhos?” INTERFACE-Comunicação, Saúde, Educação, v. 2, n. 2, 1998. Disponível em: http://www.usp.br/cedem/did/PRECEPTORES/BAS3_PBL_X_Problematizacao.pdf


CASTORINA, J. A. Psicologia genética: aspectos metodológicos e implicações pedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.

 

DUTRA, Vânia. O texto de opinião no Ensino Fundamental. UERJ, s/d. Disponível em: http://filosofia.org.br/ixcnlf/10/13.htm. Acesso: Jan. 2010.

 

FAGUNDES, Léa et al . Aprendizes do Futuro: as inovações começaram! Coleção Educação a Distância. Programa Nacional de Informática na Educação, 1999.

Disponível em: http://mathematikos.psico.ufrgs.br/textos/aprender.pdf

 

FERREIRO, Emília. Atualidade de Jean Piaget. Trad. Ernani Rosa, Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

 

FIEDLER, S. (2003). Personal Webpublishing as a reflective conversational tool for self-organized learning. Acesso em: Set. 2006. Disponível em: http://seblogging.cognitivearchitects.com/stories/storyReader$963#3.4

 

GRANDI, Maria Thereza. Texto traduzido e adaptado do artigo “La Transferencia de Tecnologia Apropriada al Pequeño Agricultor”. (Bordenave, J. E. D., Revista Interamericana de Educação de Adultos, v.3, n.1-2-PRDE-OEA). OPAS, Brasília, 1983. Disponível em:

http://www.opas.org.br/rh/publicacoes/textos_apoio/pub04U2T5.pdf

 

HARWOOD, W. An Activity Model for Scientific Inquiry. Disponível em:
http://www.temple.edu/carversciencefair/ActivityModel.pdf. Acesso em Jan. 2007.


KANITZ, Stephen. APRENDENDO A PENSAR. Revista VEJA, 07 de agosto de 2002.

 

LlPMAN, Matttwew. A filosofia na sala de aula I Matthew Lipman, Ann Margaret Sharp, Frederick S Oscanyan; tradução de Ana Luiza Fernandes Marcondes. - São Paulo: Nova Alexandria, 2001. 256p.

 

MAGDALENA, Beatriz C. & COSTA, Iris E. T. Internet em Sala de Aula: com a palavra, os professores. Porto Alegre:Artmed, 2003.

 

MITRE, Sandra Minardi et al . Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva,  Rio de Janeiro,  2007 Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000900018&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em  25  jan.  2010.  doi: 10.1590/S1413-81232008000900018.

 

NEVADO, Rosane Aragón de, Carvalho, Marie Jane Soares, Menezes, Crediné Silva de.Aprendizagem em rede na educação a distância: estudos e recursos para formação de professores. Porto Alegre : Ricardo Lenz,2007. 264p. ; 16x23 cm. ISBN 978-85-87787-42-2.

 

PIAGET, J. (1991). Para onde vai a Educação? Rio de Janeiro: Editora José Olimpo.

 

PIAGET, J. (s/d). A representação do mundo na criança. Rio de Janeiro: Record.

 

REIFF, R, Harwood, W, PHILLIPSON,T. A Scientific Method upon research scientists. http://eric.ed.gov/ERICDocs/data/ericdocs2sql/content_storage_01/0000019b/80/1a/1e/bf.pdfAcesso em Jul 2008.

 

SOUZA, Gláucia de. Do mar das idéias ao mar das letras: algumas navegações sobre a leitura e a escrita.

 

________________. O ofício de narrar.

 

Superinteressante, ano 9, nº 9. Disponível em: http://super.abril.com.br/mundo-animal/tubarao-branco-monstro-corre-perigo-desaparecer-441123.shtml

 

WATSON, B. e KOPNICEK, R. Teaching for Conceptual Change: Confronting Children’s Experience. http://www.exploratorium.edu/ifi/resources/workshops/teachingforconcept.html. Acesso em Out. 2008