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Esperamos que a parte inicial deste módulo tenha deixado clara a importância da questão, como um fio condutor para ações pedagógicas, e a importância de provocarmos os alunos, fazendo perguntas exploratórias e/ou desafiadoras, para que pensem sobre como pensam, para que também se sintam encorajados a perguntar ou a responder, trazendo à luz os seus conhecimentos prévios.

 

Por outro lado, também esperamos que vocês tenham percebido que trabalhar em grupo gera movimentos mais dinâmicos do que os trabalhos individuais. Isso porque a interação traz à baila vivências e conhecimentos diferenciados que aumentam as possibilidades de resolução de determinados problemas, por diferentes caminhos.

 

Nessa perspectiva, as tecnologias digitais são elementos que aumentam as chances de interação entre alunos, professores e professores e alunos e com os objetos em estudo.

 

Nesse item, vamos explorar juntos diferentes experiências pedagógicas, desenvolvidas com o uso de tecnologias que potencializam as trocas, analisando: as ações dos alunos, as intenções do professor, o ferramental tecnológico utilizado, os resultados obtidos e as possíveis dificuldades em se desenvolver alguma dessas propostas na sala de aula.
Em todas as propostas, que vamos examinar, são valorizados os seguintes elementos:

  • Autonomia

  • Cooperação

  • Interação intensa

  • Autoria

  • Flexibilidade

  • Atitude investigativa

  • Possibilidade de escolha por interesses

  • Busca de integração de campos diferenciados de conhecimento

  • Trabalho em rede

É bom lembrar que, nesse módulo, professores e gestores trabalham em separado para poderem tratar especificamente dos temas próprios de seu campo de atuação para que depois, ao se encontrarem no próximo módulo, as especificidades de cada grupo se aliem para formar um projeto de escola, com a intenção de utilizar de forma produtiva e inovadora o laptop.

 

Vamos, então, à exploração?