A aprendizagem baseada na Problematização ou Pedagogia Problematizadora é uma estratégia mais aberta e com resultados menos previsíveis do que o trabalho com Resolução de Problemas, apresentando-se como uma excelente maneira de trabalhar realidades sociais e ambientais com os nossos alunos.
Paulo Freire foi um dos defensores deste tipo de proposta pedagógica, pois acreditava ser este um caminho para o desenvolvimento do raciocínio crítico do aluno, para a conscientização dos seus direitos e deveres e, consequentemente, para a sua emancipação. Nesta proposta, a busca por soluções é voltada para a transformação da realidade.
A Pedagogia da Problematização parte do pressuposto de que é importante desenvolver nos alunos a capacidade de detectar problemas reais e de atuar como agentes de transformação social, buscando soluções originais e criativas para os problemas. Assim, é fundamental aprender a fazer perguntas relevantes, para entender as situações analisadas e ser capaz de resolvê-las adequadamente.
Esta metodologia envolve algumas etapas, aqui representadas no Arco de Maguerez MITRE, Sandra Minardi et al . Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva , Rio de Janeiro, 2007. :