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A aprendizagem baseada na Problematização ou Pedagogia Problematizadora é uma estratégia mais aberta e com resultados menos previsíveis do que o trabalho com Resolução de Problemas, apresentando-se como uma excelente maneira de trabalhar realidades sociais e ambientais com os nossos alunos. 

 

Paulo Freire foi um dos defensores deste tipo de proposta pedagógica, pois acreditava ser este um caminho para o desenvolvimento do raciocínio crítico do aluno, para a conscientização dos seus direitos e deveres e, consequentemente, para a sua emancipação. Nesta proposta, a busca por soluções é voltada para a transformação da realidade.

 

A Pedagogia da Problematização parte do pressuposto de que é importante desenvolver nos alunos a capacidade de detectar problemas reais e de atuar como agentes de transformação social, buscando soluções originais e criativas para os problemas. Assim, é fundamental aprender a fazer perguntas relevantes, para entender as situações analisadas e ser capaz de resolvê-las adequadamente.

 

Esta metodologia envolve algumas etapas, aqui representadas no Arco de Maguerez MITRE, Sandra Minardi et al . Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva ,  Rio de Janeiro,  2007.   :