Desafios Lógicos Digitais

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Propor este tipo de atividade, para ser realizada em conjunto por três ou quatro alunos, significa ter a intencionalidade de fortalecer o raciocínio lógico, importante para todas as áreas do conhecimento, e, ao mesmo tempo, favorecer a construção de competências necessárias para que os alunos possam trabalhar de forma autonôma, respeitosa e produtiva, em grupo.


Este tipo específico de desafios instiga a curiosidade dos alunos, possibilita fazer inferências, pensar em estratégias para solucioná-los e colocá-las à prova. Estas possibilidades existem porque o meio digital oferece desafios que contém objetos virtuais que reagem às ações exercidas sobre eles, ou seja, objetos que respondem, com determinados comportamentos, aos comandos que lhes damos.

Quando as antecipações feitas pelos alunos não se cumprem e a solução para o desafio demora a ser encontrada, é interessante incentivá-los a registrarem os caminhos já percorridos e as estratégias usadas, para favorecer a descoberta da lógica envolvida no problema.

Neste trabalho, aos poucos, as respostas dadas pelo jogo às diferentes tentativas de solução dos alunos; as discussões e argumentações no grupo que tenta solucioná-lo; tornam evidente que as fórmulas conhecidas nem sempre levam "ao tesouro" ou à solução desejada, que o "já sei como fazer", muitas vezes, pode nos impedir de ver novos caminhos e alternativas e também ajudam a evidenciar que um grupo, quando constitui um espaço de trocas produtivo, produz mais e melhor, do que um único aluno trabalhando sozinho.

 


Na internet já existe um enorme acervo de desafios lógicos que podemos usar com nossos alunos, mas, antes disso, vamos tentar resolver alguns, em pequenos grupos, e ver como nos saímos? Que tal registrar as tentativas e as estratégias usadas?
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