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A aprendizagem baseada na Resolução de Problemas é uma estratégia interessante quando queremos trabalhar determinados conteúdos e, ao mesmo tempo, estimular a autonomia e a criatividade dos alunos.

 

Nesta abordagem, o professor ou professores criam e apresentam situações-problema aos alunos e estes, em pequenos grupos, buscam resolvê-las de forma autônoma, embora acompanhados e apoiados por um professor que assume o papel de tutor, que orienta a aprendizagem mais do que fornece informações.

 

Esta metodologia envolve algumas fases:

  • Análise inicial do problema pelo grupo - Nesta fase os alunos identificam o que já sabem e o que não sabem sobre a situação-problema apresentada, lançam hipóteses sobre suas causas e as possíveis soluções e, neste processo, podem ter opiniões diversificadas que desencadeiam controvérsias. Estas discussões sobre o problema ativam e trazem à luz o conhecimento prévio dos alunos. Lembram do que já lemos sobre conhecimento prévio?

  • Sistematização da discussão - É a elaboração, ainda em grupo, de um relatório detalhando as hipóteses levantadas acerca das possíveis causas e soluções para o problema. Este registro do estado atual do conhecimento dos alunos, acerca das questões envolvidas no problema, ajuda a identificar dúvidas e pontos obscuros, que precisam ser melhor estudados.

  • Estudos individuais - Nesta etapa os alunos trabalham individualmente, buscando novas informações e dados que podem ajudar a corroborar, aprofundar e/ou refutar suas hipóteses, auxiliando-os a compreenderem as questões envolvidas no problema, com maior profundidade. Professores e especialistas podem ser consultados nesta fase.

  • Resolução do problema - Os alunos retornam ao grupo para novas discussões objetivando a resolução do problema. Nesta etapa os alunos trazem para discussão novas informações e conhecimentos, que podem contribuir para o alcance da(s) resposta(s). Se necessário, nova rodada de fases pode ser realizada.

Com este trabalho, busca-se oportunizar uma aprendizagem contextualizada que leve à reestruturação do conhecimento do aluno e o capacite, gradativamente, a procurar informações pertinentes quando se deparar com outras situações problema.

 

Uma característica importante do trabalho com Resolução de Problemas é que a situação-problema apresentada sempre precede a apresentação dos conceitos necessários para sua solução. Em outras palavras, são os problemas que dão início, enfocam e motivam a aprendizagem de conteúdos específicos e promovem o desenvolvimento de competências.

 

Vamos saber um pouco mais?