Etapas do trabalho baseado na Pedagogia Problematizadora A- A+
  • Pontos-Chave: Esta etapa é muito importante para a compreensão do problema, pois é necessário que os próprios alunos analisem reflexivamente a realidade buscando identificar os pontos essenciais e determinantes da situação observada, separando-os do que é superficial ou apenas contingente. Mais uma vez é fundamental saber fazer perguntas para buscar as possíveis causas do problema em estudo: Por que este problema existe? O que pode ter contribuido para seu surgimento? Quando o problema surgiu? Quais foram os primeiros indícios de seu surgimento? O que já foi tentado para solucioná-lo? Como ele afeta X ou Y? ...
    A síntese desta etapa é o registro dos pontos essenciais a serem estudados e das perguntas que necessitam de respostas, para compreender o problema mais a fundo.

  • Teorização: É a etapa do estudo e da investigação propriamente dita. Partindo dos pontos-chave identificados, os alunos buscam as informações necessárias para explicar o porquê das coisas observadas. As informações necessárias podem estar em livros, sites, banco de dados (IBAMA, IBGE), atas (da camara municipal, por exemplo)

  • Aplicação à realidade – As soluções viáveis são selecionadas e aplicadas à realidade.