Aplicações A- A+

 

Esta metodologia, como já dissemos, é especialmente apropriada quando pretendemos trabalhar questões de ordem social com nossos alunos e pode ser uma alternativa mais interessante para ajudá-los a compreenderem problemas que envolvem relações sociais, culturais e éticas complexas do que propor diretamente o estudo a partir de um planejamento já estruturado. Observar a realidade pode ajudá-los, por exemplo, a tomarem consciência e tentarem verdadeiramente compreender o que o acúmulo de lixo causa nos espaços urbanos, quais são as consequências da poluição ambiental, visual ou auditiva, a identificarem o stress causado pelo bulling na escola, dentre outras possibilidades.

 

link_externo

O Projeto Rio Jaguaribe- CE e o projeto Fragmentos da História do Ribeirão da Ilha- SC exemplificam projetos que poderiam ter sido desenvolvidos a partir desta metodologia.

A observação e os registros da realidade com fotos e entrevistas com a população ribeirinha poderiam ter sido feitos com o uso da câmera disponível no laptop e de programas como o KolourPaint e o Krita que são editores de imagens disponíveis no laptop. O resultado poderia ser então publicado na web 2.0, em blogs ou wikis.

Este documentário foi feito por alunos da Escola Básica Municipal Batista Pereira, de Florianópolis - SC, e a descrição das etapas do projeto está registrada em blog.

 

Você já teve oportunidade de explorar alguma simulação? Aqui apresentamos dois exemplos que você pode testar junto com seus colegas: