"Desde os primórdios da humanidade - quando o olhar do homem transformava o céu, à  noite, na primeira tela de projeção - os grupos e culturas mais diversas vêm dando vazão a sua necessidade de criar redes. Primeiro se pensou em redes como sistemas fechados, estáveis e organizados. Hoje, se trabalha com a idéia de que o Universo é um grande sistema em rede, aberto e instável, no qual são efetuadas trocas que são vitais para sua manutenção e transformação. Nesta perspectiva, cada um de nós à uma Rede de Redes Interativas que se conecta a outras tantas Redes de Redes."
Este conceito, Rede, aparece muito fortemente quando se entra na área da Tecnologia na Educação. Temos países em rede buscando se fortificarem mutuamente; professores em rede, em fóruns e listas de discussões; alunos em rede, trabalhando em projetos partilhados; escolas em rede discutindo formas mais democráticas de gestão; Universidades em rede, buscando construir o conhecimento de forma cooperativa; organizações sociais em rede, buscando formas de melhorar a qualidade de vida dos brasileiros; organizações ambientais que lutam pelo desenvolvimento sustentável do planeta.Todas estas redes têm sua tessitura facilitada pela tecnologia, principalmente pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nas quais se destaca a internet. (...)
Segundo Carlos Nader, artista plástico brasileiro cuja obra tem profunda conexão com as TIC, faz sentido nos perguntarmos para que serve esta imensa rede:

"Para interligar ou para enredar?
Para nos cercar ou para nos acercar?
Para transportar diversidade cultural ou para intoxicar de informação?
Para tentar intermediar o contato imediato ou para romper de vez a barreira da distância entre homens?
Para limitar a individualidade da expressão ou para ampliar como nunca os limites da expressão da individualidade?"

São infinitas as perguntas.
E as respostas contêm o paradoxo do livre arbítrio."(MAGDALENA e COSTA, 2003)Magdalena, Beatriz C. e Costa, Iris E.T. Internet em sala de aula: com a palavra, os professores. Porto Alegre:Artmed, 2003.

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