início > tema 01 > escola e tic

Nos últimos anos vêm sendo desenvolvidos projetos de utilização dos computadores em escolas públicas e, para isto, os professores participam de cursos de formação continuada para que possam desenvolver novas práticas pedagógicas.

Muitas pesquisas mostram que os resultados alcançados ainda caracterizam-se como experiências de uso do computador em atividades isoladas da sala de aula repercutindo timidamente na cultura da escola.

Quando há envolvimento e comprometimento da equipe gestora da escola, ou seja, quando a direção assume a liderança do processo de inserção das tecnologias na escola o trabalho pedagógico tem melhores chances de ser desenvolvido de forma mais efetiva junto aos educandos.

O trabalho da gestão escolar não deve se restringir aos aspectos administrativos e sim pensar e desenvolver práticas numa abordagem de gestão integrada com às questões pedagógicas e tecnológicas.

Daí a importância da formação de todos os profissionais que atuam na escola, fortalecendo o papel da direção na busca de condições para que o uso pedagógico das TIC ocorra na perspectiva de favorecer a qualidade dos processos de ensino, aprendizagem e de gestão.

O gestor, como protagonista das ações que acontecem na escola, é um personagem central importante para definir e organizar o trabalho da escola como um todo.