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Visão democrática e participativa

A gestão democrática da educação e seus mecanismos para a participação dos vários atores da comunidade escolar propiciam que os envolvidos tenham acesso às informações, debatem e reflitam a luz de suas experiências construindo novos conhecimentos, enquanto vivenciam o aprendizado da democracia e a prática da cidadania.

Como ponto de partida é necessário respeitar o conhecimento e a cultura do educando para que seja desenvolvida uma prática pedagógica inclusiva. Uma escola fechada, autoritária e não participativa torna-se insensível para lidar com a diversidade sócio-étnica e cultural da comunidade de seu entorno.

A gestão escolar deve enfocar a mobilização e a articulação das condições materiais e humanas para garantir o avanço dos processos socioeducacionais, priorizando o acesso ao conhecimento, as tecnologias e o aperfeiçoamento das relações internas e externas da escola. Isto é fundamental para que a escola seja tratada como um espaço de aprendizagem para todos protagonistas.

"A idéia de gestão contém a concepção de coordenação e de participação. A participação constitui um dos componentes indispensáveis da gestão, particularmente quando ela é fruto do quadro de valores dos atores da instituição e da sua atuação responsável. A diversidade de formas de participação e a intensidade com que ela é exercida correspondem ao grau de identificação e de comprometimento dos integrantes com a missão e o projeto da instituição. A solidariedade, a reciprocidade e o compromisso são valores que justificam a participação no processo de gestão" (Pazeto, 2000, p.166).