início > tema 01 > escola e tic

Papel da Escola e as Tecnologias

A convivência com a diversidade, a valorização da experiência, dos conhecimentos provisórios, dos questionamentos e da capacidade de lidar com a informação e a comunicação são elementos importantes a serem considerados pela escola.

Hoje a escola precisa acolher outros valores orientadores do seu trabalho educacional juntos aos educando, ampliando a visão de mundo dos alunos na expectativa de obter maior ressonância com a sociedade da informação e do uso das tecnologias digitais na perspectiva da inclusão sociocultural.

Estamos vivendo numa sociedade que aprende e se desenvolve de forma diferente de alguns tempos atrás. O conhecimento e o acesso às informações passaram a ser a mola propulsora da sociedade atual, demandando que os estudantes (crianças e jovens) aprendam mais e melhor e, ainda, de forma constante em um ritmo cada vez mais crescente.

As novas relações com o saber que as tecnologias da informação e comunicação propiciam, especialmente a Internet, potencializam a articulação da escola com outros espaços produtores de conhecimento e podem provocar mudanças em seu interior, apontando para a criação de um espaço complexo, aberto, flexível, no qual o ensino, a aprendizagem, o currículo e a gestão participativa se desenvolvem em um processo colaborativo com trocas recíprocas, respeito mútuo e liberdade responsável (Almeida, 2005c).