inicio > tema 02 > visão

Visão Integradora

O uso dos recursos tecnológicos requer novas maneiras de fazer a gestão decorrente de suas implicações tanto no âmbito administrativo quanto no pedagógico.

Quando os educadores não compreendem as possíveis contribuições das tecnologias existentes na escola, tendem a rejeitá-las e geralmente não as colocam à disposição da comunidade para construção coletiva de significados e sentidos no seu contexto escolar. Daí que surgem várias situações em que a escola não se apropriou dos artefatos tecnológicos desde os mais convencionais (retroprojetor, microscópio, máquina fotográfica, etc) até os computadores, e não faz a gestão desses recursos, os quais muitas vezes se encontram ignorados em algum depósito, numa atitude incoerente com a concepção de gestão democrática e compartilhada.

“A gestão de tecnologias na escola implica compreender e articular duas concepções essenciais e esse processo: gestão e tecnologia, cuja conexão se viabiliza nas práticas escolares com o uso de tecnologias” (Almeida, 2005c, p. 19).