início > tema 01 > planejamento

Planejamento e Diagnóstico

Planejar não é fácil. Há necessidade de envolvimento, participação, paciência, dedicação.

Planejar envolve buscar novas formas de resolução de problemas e ainda responsabilizar-se pelas alterações provocadas na prática.

O planejamento no contexto da gestão escolar envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição.

Refletir é o ato de retomar, reconsiderar os dados, as informações disponíveis, buscando constantemente novos significados e compreensões.


Planejar envolve reconhecer condições reais do contexto – limitações e potencialidades – e permite elencar e argumentar as prioridades definidas.

O ponto de partida do planejamento é o diagnóstico da realidade escolar, que deve ser feito com a participação da sua comunidade.

É explicitando e ouvindo os diferentes olhares sobre uma mesma realidade que enriquece o trabalho coletivo na busca de estratégias e de meios que poderão orientar o planejamento das ações a serem desenvolvidas no contexto escolar.