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Contextualização

O segundo tema enfatiza a gestão das tecnologias na escola numa perspectiva integradora, abordando questões relacionadas à gestão de espaços e tempos, bem como a importância da parceria no contexto escolar considerando, principalmente, o momento em que os laptops educacionais passam a constituírem um novo cenário na educação básica do nosso país.

As TIC foram inicialmente introduzidas na educação para informatizar as atividades administrativas, visando agilizar o controle e a gestão técnica, em relação à oferta, a demanda de vagas e à vida escolar do aluno. Posteriormente, as TIC começaram a adentrar no ensino e aprendizagem sem uma real integração às atividades de sala de aula, mas como atividades adicionais: como aula de informática, ou numa perspectiva mais inovadora, como projetos extraclasse desenvolvidos com a orientação de professores de sala de aula e apoiados por um profissional responsável pelo laboratório de informática.

O uso das TIC na escola, principalmente com a Internet foi mostrando possibilidades de ampliar o acesso á informação atualizada, facilitar a comunicação e a interação entre as pessoas, rompendo com os muros da escola e articulando-a com outros espaços produtores de conhecimento.

Criam-se possibilidades de redimensionar o espaço escolar, tornando-o aberto e flexível, proporcionando novas formas de interação que podem contribuir para a gestão participativa, o ensino e a aprendizagem em um processo colaborativo, no qual a gestores, professores e estudantes trocam informações e experiências entre eles e com as outras pessoas que atuam no tanto interior como no exterior do contexto escolar (Almeida, 2005a).

Para Saber Mais

Assista o vídeo da entrevista de Ladislau Dowbor sobre Tecnologia e Educação.