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A construção de um diagnóstico implica na obtenção de dados e informações atuais da escola.

Em posse dos dados e das informações é que se torna possível fazer uma análise interativa com a comunidade escolar destacando os pontos frágeis e problemáticos bem como os pontos fortes potencializadores de novas perspectivas de práticas pedagógicas e de gestão escolar.

O diagnóstico permite conhecer a situação da escola e de contribuir para orientar as escolhas, definir as prioridades e o estabelecimento de metas, assim como tomar decisões estratégicas que levem a planejar as ações voltadas para as condições reais da escola com a intenção de atingir as metas do seu projeto político pedagógico.

Existe uma interdependência entre o diagnóstico, as prioridades, o planejamento, as metas e os objetivos do projeto político pedagógico.


Um planejamento ganha vida, quando é colocado em ação – no momento da sua concretização. É nesse momento da sua concretização que um planejamento deve também ser analisado cuidadosamente no sentido de identificar a sua efetividade e, caso, isto não esteja ocorrendo, as ações poderão ser re-planejadas.

Isto significa que o projeto político pedagógico deve ser vivo e dinâmico. E nessa perspectiva a escola pode e deve ser vista também como um organismo vivo que aprende e gera conhecimento interna e externamente.