O Problema e seu lançamento A- A+

 

Quando trabalhamos com esta metodologia é importante encontrarmos problemas que catalisem a atenção dos alunos. Os problemas mais interessantes são os que abarcam mais de um campo de conhecimento, têm múltiplas causas e não se limitam a uma única solução ou resposta.


As manchetes de jornais, os sites informativos, assim como as informações veiculadas em programas de TV, relacionadas a situações e fenômenos que aconteceram ou podem acontecer, são fontes de problemas reais bem interessantes. Além disso, conceitos e conteúdos, que fazem parte da base curricular da escola, também são excelentes pontos de apoio para a criação e lançamento de problemas provocativos.

 

Conforme já dissemos, para resolver qualquer um dos problemas o grupo precisa analisá-lo e chegar a um consenso sobre as possíveis causas e soluções, procurando fazer uma lista de razões que sustentam suas conclusões. Além disso, é interessante classificarem estas razões, segundo a força dos seus argumentos.

Feito isto, o grupo pode listar o que é necessário rever e estudar para ajudá-lo a sentir-se mais seguro quanto às suas conclusões.

 

O primeiro problema aqui apresentado pode ser utilizado para introduzir a aprendizagem de conceitos importantes envolvidos, por exemplo, no estudo de aves, correntes marinhas, clima, mudanças climáticas, ecossistemas, temperatura corporal, dentre outros. Já o segundo problema envolve, também, conceitos de Geografia e Biologia tais como cadeias alimentares, equilíbrio populacional, extinção de espécies, relação presa/predador, dentre outros.

 

Nesse tipo de atividade, em que a cooperação e a junção de diferentes conhecimentos é fundamental, a presença do laptop, conectado à internet, potencializa a possibilidade dos alunos entrarem em contato síncrono (bate-papo, skype, msn, pidgin) ou assíncrono (mail, fóruns) com especialistas; com pessoas de outras localidades, que eventualmente podem conhecer as razões do fenômeno; além de terem amplo acesso a informações ou base de dados, que podem ajudá-los a compreender as questões envolvidas no problema.