Papéis do Professor A- A+


No trabalho com Resolução de Problemas é importante que os professores assumam diferentes papéis:

  • o de provocadores, para que novas facetas do problema apareçam, questionando os alunos e sugerindo novas frentes de estudo;

  • o de especialistas em seus campos de conhecimento, oferecendo suporte para momentos em que os alunos estão travados pela falta de compreensão de um fato mais complexo ou auxiliando-os a estabelecer relações entre as informações coletadas;

  • o de orientadores de processos investigativos, no sentido de abrir espaço para o aparecimento de novas estratégias e alternativas criativas e originais de soluções;

  • o de mediadores entre os alunos e os recursos das TI para potencializar as possibilidades de cooperação entre o grupos de alunos, o grupo de professores e outros grupos que têm algo a ver com o problema e estudo;

  • o de articuladores de grupos e parcerias, no sentido de promover situações de trocas e socialização dos resultados obtidos e das dificuldades encontradas e superadas.

Possíveis Dificuldades

 

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O uso desta metodologia pode colocar o professor frente a campos de conhecimento que envolvem várias áreas de especialização. Por isso, é interessante que busque estabelecer parcerias com outros professores/colegas de turma, da escola e até mesmo com professores de outras escolas. É interessante, também, buscar apoio em redes de professores e em escolas em rede onde são compartilhadas informações, metodologias, sucessos e dificuldades na testagem do novo.

 

Os alunos, por sua vez, podem perder o foco no problema e ter dificuldades geradas por discussões em grupo, ao longo do processo.

 

Ajudar os alunos a observar, recolher e analisar criticamente as informações, buscando seu significado, sua pertinência e sua relevância, no âmbito do que foi proposto, é outro desafio para os professores. Os alunos, pelas experiências passadas, tendem a pensar que um problema, tal qual uma questão tradicional, tem, em algum lugar, uma resposta concreta e correta, que o professor facilmente poderia apontar. A tendência é tentar extrair a resposta do professor e, se o professor não der a resposta, buscar copiá-la de algum lugar.

 

 

Parte I