início > tema 03 > liderança

Nesse sentido, para que a escola possa incorporar o Projeto UCA às suas práticas cabe à gestão escolar mobilizar a comunidade e orientá-la para a realização de um trabalho compartilhado por representantes de todos os segmentos que atuam na escola.

A equipe gestora tem papel fundamental na identificação e organização de recursos disponíveis, estratégias e procedimentos desempenhando seu papel social de formação e criação de condições para propiciar práticas com o uso de instrumentos culturais e linguagens que fazem parte da cultura atual, em especial, das tecnologias digitais.

Desse modo, a meta é a construção de uma escola viva, na qual as inovações não sejam prescritas, mas assumidas pela sua comunidade, planejadas, implementadas, avaliadas pela equipe escolar (Oliveira, 2003) que a contextualiza para sua realidade. As propostas de políticas educativas são analisadas e assumidas criticamente no que podem trazer de ganhos e dificuldades para a escola!

Para Saber Mais

CARDOSO VIEIRA OLIVEIRA, L. Gestão do trabalho pedagógico, novas tecnologias e inovações na cultura escolar: uma intersecção a ser estudada. In BARIAN PERROTTI, E. M.; VIGNERON, J. Novas Tecnologias no contexto educacional: reflexões e relatos de experiências. São Bernardo do Campo, SP: Unesp, 2003. Disponível em:http://www.metodista.br/atualiza/conteudo/material-de-apoio/livros/novas-tecnologias-no-contexto-educacional/lindamir.pdf (acesso em 20/01/10).