inicio > tema 04 > contextualização

É possível que na elaboração desse plano ocorra confronto de opiniões, mas por meio do diálogo e do compartilhamento de ideias é possível fazer a gestão dos conflitos, a negociação de significados, a busca do consenso... Desse modo, é fundamental criar um clima de confiança, respeito mítuo e diálogo com os colegas para que juntos, vocês possam liderar o processo de construção colaborativa do ProGITec.

A construção do trabalho que propomos desenvolver tem como foco o trabalho coletivo e colaborativo. Entender ideias de pensadores que defendem o trabalho coletivo nas escolas, tais como Paulo Freire e Anton Makarenko, é importante para compreender as atividades propostas neste tema e nos próximos módulos do curso.

Para Saber Mais

Conheça as ideias de Paulo Freire e Makarenko e reflita sobre as contribuições que esses pensadores podem trazer para a escola pública que queremos hoje!

FREIRE, Paulo. O mentor da educação para a consciência. Revista Nova Escola. Julho de 2008. PP. 70-72. Disponível em: http://www.pucsp.br/paulofreire/paulo_freire[1].pdf (acesso em 15/01/10).

PARO, Vitor Henrique. Estrutura da escola e prática educacional democrática. In: 30ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu - MG, 2007. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/30ra/trabalhos/GT05-2780--Int.pdf (acesso em 15/01/10).