inicio > tema 04 > contextualização

É por meio do trabalho coletivo que a escola pode se transformar num espaço privilegiado de aprendizagem e formação, colaboração e respeito às diferenças, tanto para os alunos como para os professores, gestores e para a comunidade de seu entorno.

O trabalho coletivo não significa que todos devam fazer a mesma coisa, e sim que serão articuladas as competências específicas das pessoas envolvidas, quer seja nas atividades da gestão escolar, quer seja no ensino de modo que os alunos aprendam e aprendam melhor.

A constituição do trabalho em equipe favorece e aumenta a natureza reflexiva do trabalho na escola.

A construção colaborativa do Projeto de Gestão Integrada de Tecnologias da Escola – ProGITec precisa ser planejada, organizada. Para isto o Plano Estratégico da equipe gestora da escola tem importante papel no sentido de definir os passos necessários a serem feitos para viabilizar esta construção, ou seja, do ProGITec que deverá acontecer de no coletivo da escola durante o desenvolvimento do Módulo 5 do curso.