Escrita Coletiva 

A- A+

 

 

Nestes exemplos, trazemos histórias produzidas por alunas de um curso de pedagogia:

link_externo

Caso queiram saber um pouco mais sobre o processo desenvolvido por estas alunas, cada uma das histórias, armazena o histórico da página. Para vê-lo, é necessário clicar em , situado na parte superior, à direita. Ali, é possivel ver o número de revisões, ou seja, o número de interferências feitas no texto e pode-se comparar o que havia na página, em determinada data, com o que foi incluído ou modificado, em data posterior ou anterior.

 

Nesta atividade, cabe ao professor o papel de desafiador. Dependendo da motivação do grupo, o professor pode interferir na história para introduzir um personagem, uma mudança de rumo ou uma situação que dá novo tempero ao enredo. Cabe ao professor reorientar o grupo, quando a história começa a se tornar confusa e os alunos não conseguem reverter a situação. Momentos de discussão oral sobre o andamento das histórias, na sala de aula, são muito interessantes para que os outros grupos sugiram novos rumos ou identifiquem incoerências, nas histórias dos colegas. Nesses momentos, pode ser necessário que o professor sugira, aos autores, que façam um roteiro do que já foi escrito e do que ainda teriam que acrescentar para que a história volte a ter coerência e lógica.

Uma possibilidade um pouco mais simples, mas igualmente interessante para assegurar o sentido comunicativo da escrita, é mostrada nas propostas de escrita colaborativa, realizadas entre alunos de Portugal e do Brasil.

 

link_externo

E o que mais podemos fazer?