Blogs Colaborativos e Fotonovelas  

A- A+

Proposta 2- Blog colaborativo

link_externo

Os blog colaborativos são excelentes espaços para desenvolver assuntos ou questões comuns, a um grupo. Para facilitar a compreensão de como podemos desenvolver um trabalho conjunto neste recurso, vamos explorar um exemplo, o BLOG DOS 3.

 

A ideia da criação deste blog partiu de três professoras, de três escolas, que resolveram criar este espaço comum, para compartilhar as histórias dos cachorros que foram adotados por funcionários, professores e alunos de duas, destas três escolas. Apesar de uma das escolas não ter mascotes, a professora resolveu participar porque muitos de seus alunos têm animais de estimação. Assim, o foco do blog são os mascotes e, neste espaço coletivo, os alunos das 3 escolas podem socializar fotos e contar histórias.

Analisando as postagens, as fotografias e os textos deste blog, vocês poderão perceber que as turmas, que participam deste projeto, são diferenciadas, sendo uma delas de uma escola especial. Os alunos, em processo de alfabetização, participam do projeto atuando como fotógrafos e tendo a professora como escriba, que registra suas ideias. Esse blog é particularmente interessante, também, pela alternância nas postagens, que ora é feita por professores, ora por alunos, evidenciando que todos têm os mesmos privilégios, neste espaço compartilhado.

 

A análise desse blog colaborativo evidencia também o envolvimento gradativo dos alunos com os recursos tecnológicos como o próprio blog, programas para editar fotos e o uso do skype para conversarem com as turmas das outras escolas e com especialistas. Para que isso se tornasse possível, as professoras, que fazem parte da rede municipal, tiveram que encaminhar uma solicitação à Secretaria de Educação para que a escola obtivesse acesso e autorização especiais para utilizar o espaço do Blogger e para baixar nos computadores o programa skype, geralmente bloqueados por desconhecimento das suas possibilidades pedagógicas. Foi necessário, também, obter dos pais dos alunos uma autorização para a publicação das fotos dos alunos, na internet. Todas essas negociações geraram uma movimentação no espaço das escolas e das famílias, com alunos e professores apresentando o projeto para buscar recursos tecnológicos (máquina digital, celular para fazer vídeos, acesso a internet), para potencializar os trabalhos. Com isso, as famílias estão participando ativamente do projeto, na medida em que perceberam que seus filhos crescem em conhecimento, tecnologia e relacionamentos efetivos.

Clicando aqui, vocês acessam o relato de outra professora, que também está estabelecendo parceria, mas, desta feita, com uma Lan House, para trabalhar com seus alunos, dado que sua escola não conta com um laboratório de informática.

 

Proposta 3- Blogs colaborativos para desenvolver textos argumentativos

Opinar, assumir posições e defende-las com competência, pela via escrita, é uma condição que podemos e devemos desenvolver com nossos alunos.

As crianças, desde cedo, buscam convencer os outros, para alcançar seus objetivos. No entanto, na escola, pouco oportunizamos a passagem das argumentações orais, para as argumentações escritas e isso é especialmente verdadeiro nas séries iniciais.

Como fazer?

As crianças e os adolescentes discutem muitas coisas entre si, na escola e fora dela. Muitas vezes, essas discussões, por serem desordenadas e sem argumentos expressos com clareza, trazem resultados negativos, podendo levar a um corte nas relações ou à imposição de ideias, de uns sobre os outros.

Para mudar esse quadro, podemos trabalhar com os alunos situações nas quais tenham que desenvolver argumentos e, se possível, descobrir evidências que podem dar sustentação as suas opiniões ou conclusões. Uma maneira interessante de iniciar os alunos na busca por evidências e argumentos é a brincadeira que chamamos de "detetives do lixo". Nesta proposta, pensamos em determinado perfil de pessoas, montamos um lixo seco, com objetos variados, supostamente produzidos por elas, e os alunos, a partir destes objetos, devem levantar hipóteses sobre o tipo de pessoa que poderia ter descartado aquele lixo e apontar o que serviu de evidência ou indício para a inferência feita.

Um projeto interessante e com este propósito, foi desenvolvido em um blog chamado Opinião, no qual a professora publicava temas polêmicos e os alunos eram convidados a se posicionarem, no espaço dos comentários. Esta proposta começou com alunos do ensino médio e foi depois estendida para outras turmas no blog Ficção X Realidade, no qual os alunos passaram a publicar conteúdo, e não só comentar. Ali eles estabelecem paralelos entre a realidade e a ficção e assumem posicionamentos, como mostra a postagem A sociedade de hoje.

 

Proposta 4 -Fotonovelas e histórias em quadrinhos

A fotonovela é uma sequência narrativa produzida a partir de fotos e de diálogos, que aparecem em legendas e balões que representam a fala ou pensamentos dos personagens. É uma proposta que possibilita que os alunos assumam diferentes funções no projeto como, por exemplo, as de roteiristas, cenógrafos, estilistas, fotógrafos, atores, editores, montadores e revisores da história. Um exemplo interessante, deste tipo de trabalho, é feito nas Oficinas em Língua Portuguesa do Programa de Apoio ao Sistema Educativo da Guiné-Bissau em um blog e no Picasa, que armazena fotos e as apresenta como um álbum, gratuitamente. Quando as conexões com a internet são difíceis, podemos realizar este tipo de trabalho usando o KPresenter, que é um aplicativo voltado para criação de apresentações utilizando slides e vem instalado no laptop UCA. Podemos substituir as fotos por imagens, criando assim histórias em quadrinhos.